INTRODUÇÃO

 

Este documento tem por objetivo explicitar as atividades que serão realizadas pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores durante a Gestão 2015/2016.

A Diretoria e o Conselho Fiscal da Sobrames foram eleitos e empossados na Assembleia Geral realizada no dia 11 de outubro de 2014, no auditório do Recife Praia Hotel, Pina, Recife, durante o XXV Congresso Brasileiro de Médicos Escritores. O exercício desta nova Diretoria tem início em 1º de janeiro de 2015.

 

PROGRAMAS / ATIVIDADES

 

Para efeito didático este Plano de Trabalho foi desmembrado em programas/atividades.

 

1 – Formalização documental da Sobrames

 

Serão realizadas atividades administrativas no sentido de formalizar os documentos da Sobrames em cartório, em instituição bancária, na Receita Federal e em outros órgãos, por exigências legais.

 

2 – Levantamento de dados

 

Serão pesquisados e cadastrados os dados relativos a cada uma das regionais da Sobrames no que diz respeito à composição de sua diretoria, período de mandato, o nome de todos associados com os seus dados básicos, que serão publicados posteriormente, para divulgação nacional.

Identificar os meios usados para a divulgação das atividades, registrar o local onde as reuniões são realizadas, se próprio ou outro tipo de vinculação, dias da semana e datas etc.

 

3 – Publicações

  • Estimular os presidentes das regionais a incentivar os associados a escrever e publicar as suas obras literárias edar apoio aos lançamentos das publicações. Criar premiações para estimular as publicações, etc.
  • Incentivar as regionais a publicar, pelo menos uma obra literária institucional por ano, contando com trabalhos literários de autoria dos associados, ou seja, uma publicação coletiva. Pode ser livro, plaquete ou revista;
  • Incentivar as regionais a publicar um boletim mensal, em papel ou em suporte eletrônica.

 

4 – Apoio, restauração e criação de novas regionais

 

Os Estados que já possuíram regionais, mas que por algum motivo deixaram de funcionar, a primeira iniciativa será restaurar a instituição procurandoos médicos escritores que já fizeram parte da associação e animá-los a voltar às suas atividades literárias em sociedade.

Nos Estados que não tiveram experiência com a instalação de uma regional, papel importante desempenhará o apoio das regionais mais próximas, e, principalmente, o incentivo do vice-presidente daquela área. Esse apoio pode ser dado, também, buscando a participação dos órgãos da classe médica local.

Apoiar e assessorar, se necessário, as regionais às quais couber a realização da Jornada Literária e do Congresso Brasileiro de Médicos Escritores, e prestar colaboração na divulgação dos eventos.

 

5 – Participação e apoio às organizações literárias médicas internacionais

           

Participar e apoiar as atividades da UMEAL e de todas as associações literárias médicas dos países lusófonos, estabelecendo parceria, trocas de experiênciase participando e divulgando as atividades e os eventos por elas promovidos.

Retomar o relacionamento com a UMEM-União Mundial de Escritores Médicos e buscar a identificação e o conhecimento de outras associações literárias médicas deoutros países.

           

6 – Crescimento e desenvolvimento do quadro associativo

           

Em primeiro lugar, é importante incentivar cada um dos associados que compõem a regional a participar ativamente das suas atividades. Recuperar associados que por algum motivo estejam se afastando ou que tenham deixado a regional e promover o seu retorno à instituição.

Importante é a participação dos associados na vida da instituição pelo estímulo a apresentação de trabalhos literários durante as reuniões, estimular a publicação de suas obras literárias, participardecursos, de palestras e de concursos promovidos pela regional e também incentivar a seleção e apresentação de novos associados.

Incentivar o ingresso de novos associados, procurando identificar junto aos médicos e nas suas instituições de classe, aqueles que gostam de literatura e que já escrevem, para conquistá-los e promover seu ingresso na regional.

Lembrar também a importância da divulgação da Sobrames entre os estudantes de Medicina, para despertar o gosto pela literatura entre eles. Como estímulos podem ser criados concursos literários dirigidos aos estudantes de Medicina.

 

7 – Programa de Intercâmbio

           

Estimular as regionais a promover intercâmbios entre elas. Atualmente, o ponto máximo de aproximação entre os associados tem sido os Congressos de Médicos Escritores e asJornadas Literárias. Ambos realizados de dois em dois anos.

Promover também o intercâmbio através de visitas dos associados entre as regionais, para proferir conferências, ouparticipar das reuniões mensais. Pode-se também criar um Certificado ou Diploma para ser oferecido pela regional ao visitante. É possível inclusive aproveitar a viagem do médico escritor ao outro Estado e convidá-lo para conhecer a regional local e também ciceroneá-lo quando da visita à cidade.

Estimular também as regionais a promover visitas àsassociações médicas, às organizações de ensino médico, a serviços importantes de assistência à saúde e a instituições literárias e culturais buscando promover o seu conhecimento, estabelecer parceriase troca experiências.

Para a manutenção do sadio relacionamento entre as instituições, deverão ter continuidade as visitas administrativas e literárias do presidente e/ou de membros da diretoria da Sobrames às regionais.

 

8 – Preservação da memória médica

           

Incentivar as regionais a comemorar as datas de suas criações e também datas importantes para a literatura e a cultura em geral.

Promover o reconhecimento público, com homenagens, em suas reuniões, a personalidades médicas vivas ou já falecidas, proferido, inclusive, conferências sobre esses médicos. Homenagear também instituições médicas públicas ou privadas que tenham importância para a comunidade no que se refere à assistência, ensino ou pesquisa.

Manter nas bibliotecas obras dirigidas à memória de vultos da medicina e da história.

 

9 – Divulgaçãoda imagem da Sobrames e das regionais

           

Caberá às instituições da Sobrames divulgar os seus objetivos e atividades, internamente, entre as regionais e na comunidade literária externa.

  • Como meios de comunicação, serão utilizados e-mails, whatsApp, site, facebook, boletins, correspondências, a mídia externa como jornal e rádio etc.
  • Como atividade administrativa é recomendável que se fomente a realização das reuniões da diretoria da Sobrames e das regionais, pelo menos uma vez por mês. Na primeira reunião da Sobrames será apresentada a prestação de contas das atividades e despesas dos Congressos. Nesta reunião haverá a participação da Comissão Geral do Congresso.
  • Recomenda-se a realização de uma reunião literária pelo menos uma vez por mês em cada uma das regionais.
  • Incentivar a participação das regionais e dos associados nos Congressos da Sobrames, nas Jornadas Literárias e em eventos literários patrocinados por outras instituições.

 

10 – Manutenção financeira da instituição

           

Os recursos para a manutenção das atividades da Sobrames terão como origem:

1 - Saldos do Congresso;

2 - Pagamento das anuidades das regionais;

3 – Doações.

 

11 – Programa de doação de livros a bibliotecas públicas e a hospitais

           

Esta atividade visa promover a arrecadação de livros entre escritores da Sobrames ou de outras instituições literárias ou de pessoas físicas, para serem doados às bibliotecas públicas e a hospitais que mantenham programas voltados para a literatura infantil em unidades de pediatria. 

 
 
 
ENDEREÇO DA SEDE:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MÉDICOS ESCRITORES:

Rua Amaury de Medeiros, 206

Derby – Recife – PE

CEP 52010-120   

Fone: (81) 3423-0961 / (81) 99344-7471

E-mail: lgbarreto@uol.com.br 

Site: www.sobrames.webnode.com

Facebook: Médicos Escritores - Sobrames

 

 

 

Contato

SOBRAMES: Rua Amaury de Medeiros, 206
Derby – Recife – PE
CEP 52010-120
(81) 3423-0961
(81) 99344-7471
sobrames@hotmail.com